quarta-feira, 11 de novembro de 2015

SINTRA, NOVO CENTRO DE SAÚDE NA ABRUNHEIRA-NORTE?

Parece que foi ontem, mas já decorreu um ano sobre a Discussão Pública do Plano de Pormenor da Abrunheira-Norte (PPAN) e pouco, ou nada, veio a ser conhecido publicamente sobre alterações, considerando sugestões feitas na altura.

Por vezes, assim à boca pequena, justificando naturais cautelas, escutam-se opiniões sobre o desenvolvimento do processo, sem o suporte firme que desejaríamos.

Recentemente, constou-nos que o Projecto foi concluído e será apresentado em breve.

Fala-se que, correspondendo a sugestões feitas, será construído um Centro de Saúde que garantirá assistência aos milhares de pessoas que, residindo nesta zona de Sintra, ou não têm médico de família ou se repartem pelos Centros de Sintra e da Várzea.

Problemas de circulação e acessibilidades 

Por outro lado, admitindo-se a redução da área de implantação comercial, pouco transparece sobre as medidas que ajustarão a rede viária às exigências futuras.

Diga-se que, no Plano que esteve em Discussão, a via de cintura interna na zona Sonae não dava acesso à Área Residencial associada, bem perto da Rua da Colónia.


Ponte sobre o Rio das Sesmarias (agora é Ribeira de Colaride?) onde passam dezenas de camiões

Assim, Justificam-se reservas sobre a sobrecarga de trânsito no interior da Abrunheira, quer pelo aumento de habitantes residenciais, quer pelo facto de já hoje o interior da Aldeia ser devassado por camiões que se dirigem a empresas perto da Rua da Colónia.


Dentro da Aldeia (Av. MFA/Rua Ferreira de Castro) chegam a bater na casa e no telhado

A ter em conta o facto de todo o trânsito da Abrunheira desembocar na EN 249-4, o que origina fortes problemas de tráfego. Há uns anos, a Câmara Municipal ao não considerar algumas opiniões, gastou milhares de euros...e complicou-se a circulação.


Entrada da Abrunheira (para que serve o sinal de proibição lá instalado?)

Todas estas fotos são de hoje e, pode dizer-se, muito suaves perante o que sucede.

A Câmara Municipal não poderá, em nome de um Plano, contribuir para um maior agravamento da circulação rodoviária dentro da Abrunheira, antes resolvê-la.

A expectativas

Decorrido um ano, ficam naturais expectativas sobre a evolução do Plano, considerando as necessidades de alargamento da escola, actualmente limitada na sua capacidade.

Também, por força de novas superfícies comerciais (Jumbo e Leroy Merlin), que novas soluções serão encontradas para permitir o necessário escoamento do tráfego?

Neste quadro, pelo tempo decorrido, deverá conhecer-se, com a maior brevidade, as  alterações que tenham sido feitas ao Plano original, onde se defendam os residentes. 

Certamente os mais altos responsáveis Camarários serão os primeiros a desejar soluções integradas e não que contribuam negativamente para a vida local.

São estas as nossas expectativas, ao fim de tantos anos de espera.


Sem comentários: